Preto versus Rosa

07 fevereiro 2011

Games 16bits

Bom quem aqui maior de 17 anos nunca jogou um bom jogo em 16bits, é Sonic, Mario, Chrono Trigger, Castlevania, Mortal Combat 3, Street Fighter2. Você old School, esse post será para você.
Vamos conhecer um pouco da historia do inicio dos 16bits. Tudo começou dia 30 de outubro de 1987 com o lançamento de um console no Japão o NEC (Nippon Electric Company, também conhecida como TurboGrafx-16 nos EUA.), mesmo o NEC sendo o pioneiro dos consoles em 16bits, quem tomou conta do mercado na época foram Nintendo e Sega, a Nintendo se destacou com o Mario Bros (o qual todos conhecem) e a Sega, com o Sonic, um ouriço azul muito rápido. Mas a Nintendo saiu vitoriosa na venda de consoles sobre a Sega, me lembro que era motivo de uma certa discussão sobre os consoles entre os jovens, qual era o melhor, etc. Quando era menor discutia muito com meu primo sobre as duas empresas, eu tinha um Mega Drive (Sega) e ele um Super Nintendo (Nintendo). Nessa época dos 16bits muitas empresas tentaram lançar seus consoles também, mas além da Neo Geo da SNK nenhuma outra foi bem sucedida. Aí estão alguns jogos 16bits que fizeram sucesso na Sega e Nintendo:

Sega: Sonic The Hedgehoc, Mortal Kombat 3, Super Monaco GP, Castle of Illusion, Sonic Spinball. 





Nintendo: Super Mario Bros, Street Fighter2( da hadouken ryu), Alien vs. Predator, Castlevania – Dracula X, Chrono Trigger.
















Essa “Guerra” entre as duas empresas durou anos até 3 de dezembro de 1994 entrar a Sony na parada, lançando o PlayStation1, conhecem não é? Um dos vídeo games que marcou a infância de muita gente. O Nintendo por sua vez lançou o Nintendo 64 para competir com o PlayStation, mas que não deu muito certo, aí veio o play 2, a Nintendo e a Sega não conseguiam mais competir com a Sony, então veio um outro poderoso rival, a Microsoft e seu console - o Xbox. Dia 22 de novembro de 2005 foi lançado o Xbox 360 no Japão, e no final de 2006 o Nintendo Wii foi lançado com grandes inovações, controles sem fios, e você podia interagir com os games. Em  11 de Novembro de 2006 o PlayStation 3 foi lançado no japão sendo o primeiro dos consoles tendo o formato de blu-ray. Eu ainda sou amante dos consoles antigos, esses dias joguei meu mega drive, e vi que ainda não perdeu graça jogar aqueles jogos quadradões e sem inter fase gráficas perfeitas, essa é minha opinião mas acho muito melhor aqueles bons e velhos jogos do que games de hoje, eles te prendiam mais ao game te deixando com vontade de conquistar golpes ou lugares secretos novos, e hoje em dia você apenas da uma olhada rápida na Internet e descobre tudo.
Era isso, se quiserem ver um vídeo sobre tudo isso CLIQUE AQUI, valeu galera.


Texto de Luíz Fernando Gomes
Postado por Jordana T.

2 comentários:

  1. belíssimo texto
    caraca, o que eu gastei de tempo na minha vida
    quem não lembra da turbo games ali onde hj é uma loja de roupa, perto do mercado central
    virado em maquinas de arcade
    ali era o unico lugar que vc alugava mario paint e junto vinha o mouse
    *o*

    ai nesse turbo games tinha MEGAMAN X e MEGAMAN X3 mas só na sander games que tinha MEGAMAN X2
    mas ate descobrir ... xD

    ja joguei muita coisa na minha vida

    Alguns que eu me lembro agora:

    Nes -> Battle Tank, Mario, Megaman (1 ao 6), Elevator Action, Batman, Spider Man, Karateca, Kirby, Final Fantasy ...

    Snes -> Final Fantasy (V e IV), Mario Kart, Street Fighter, Final Fight, Super Bomberman (quem nunca fez a bomba H no Bomberman 4 nunca foi feliz *¬*), Kirby, Mortal Kombat, Killer Instinct, Top Gear, Mario, Megaman 7, Megaman X (1,2,3), Tetris Attack (ninguem ganha de mim *-*), Super Metroid, Legend of mana...

    Megadrive -> Sonic The Hedgehood 2, Golden Axe, Phantasy Star ...

    GB -> Pokemon, Dragon Ball ...

    GBA -> Pokemon, Dragon Ball, Kirby, Mario, Castlevania, Megaman Zero, Metroid, Summon Night, Sword of Mana, Mario Kart...

    Playstation -> Final Fantasy, Parasite Eve, Resident Evil, Moto Racer, Coolboarders, Twisted Metal, Tomb Raider, Need for Speed, Megaman X(4,5,6), The Legend of Dragon, The King of Fighters, Bloody Roar, Vigilante 8, Castlevania...

    Playstation 2 -> Final Fantasy X, Megaman X8, God of War ...

    PSP -> Final Fantasy Dissidia, Phantasy Star Portable 2, Burnout Legend, Parasite Eve The 3º BirthDay, Megaman Maverick Hunter X, Final Fantasy VII Crisis Core ...

    e tem muito mais que não vou lembrar xD

    mas olha, show de bola ^^


    e ja que venho a um blog de pessoas de campo bom, como a Dur de Campo Bom (tambem sou de Campo Bom), e a Jor de Santa Catarina, continuem com esse belo blog ^^

    e visitem o meu se tiverem curiosidade
    não vou dizer o meu tema mas ...
    não vão se arrepender ^^

    http://darkened-wolf.blogspot.com

    teh mais

    obs.: sim luis eu sei que o texto é seu xD

    ResponderExcluir
  2. é luiz ahahuahua, e obrigado pelos elogios se pa que foram pra mim :/ ahuahuahua e fico bem feliz que alguém gostou, eu fiquei um bom tempo pensando no que exatamente falar e pesquisando datas :P

    ResponderExcluir